Artes


12 de Setembro de 2011- segunda feira

Vamos trabalhar com Projetos e diversas Atividades

"Um projeto é uma intenção, que precisa ser continuamente avaliado e replanejado, pode ser transformado durante sua concretização, na medida em que novas ações precisam ser inseridas a fim de que os objetivos e os conteúdos possam ser alcançados".(Hernandes, 1998)

 A arte possibilita o prazer em criar o novo, podendo ser utilizadas diferentes linguagens, a música, pinturas, danças, teatro e etc... A arte é onde se encontra os sentimentos, é a forma de expressar-se.

Projeto: Sombras
O projeto Sombras utiliza-se do ensino de artes para trabalhar com diversas histórias infantis e também com a dramatização. Espero que possam aproveitar este projeto e desenvolver em sala juntamente com seus alunos.

Justificativa:
Por meio desse projeto de  arte com sombras, os alunos estarão sendo os sujeitos ativos dessa produção, utilizando de diversos recursos para ampliar seus conhecimentos. Primeiramente serão instigados a curiosidade e a partir de um conteúdo “As Sombras” e desenvolverão diversos temas para serem trabalhados. Assim esse projeto proporcionará as crianças, autonomia, criatividade, imaginação e superação dos próprios medos, além de estimular a linguagem oral através da dramatização da história.

Objetivos:
·         Estimular a leitura de obras literárias;
·         Estimular o contato com obras de arte;
·         Promover múltiplos pontos de vista;
·         Estimular a música, dança e teatro;
·         Permitir análise, interpretação, avaliação e criação;
·         Relacionar textos orais, auditivos, visuais, escritos e corporais vinculados às imagens;

Conteúdos:    Artes e Linguagem Oral

Anos : 4° e 5°

Tempo estimado: 10 aulas

Material necessário:
Literatura Infantil; Músicas, Rádio, Data Show, sulfite ,Color7 preto,papel pardo, cartolina, varetas, cola quente, estilete  e tesoura

Desenvolvimento:

1ª etapa: 2 aulas
Apresentar o conteúdo que será trabalhado com as crianças, “Objetos e Sombras”, todas deverão desenhar a sombra de um objeto, podendo ser o próprio material escolar. Agrupar as crianças em grupos de cinco e disponibilizar uma vela no centro das mesas, os objetos deverão ser colocados e apenas desenhadas as sombras. Toda sala fica com as luzes apagadas, para que a vela faça com que objeto possa refletir uma sombra. Após esta atividade se propõe ao alunos para a próxima aula, trazerem livros de histórias infantis, para que seja elaborada uma dramatização de sombras.

2ª etapa: 2aulas
Com a ajuda da professora o grupo escolherá uma história para ser trabalhada, após a escolha, o grupo deverá desenhar os personagens no papel Color7 preto e colocar varetas como suporte.

3ª etapa: 2 aulas
Após a confecção dos personagens, os grupos pesquisarão obras que melhor representam o cenário de sua história, e montarão uma apresentação no power point, com este cenário,se não for ossivel elaborar um power point pode ser feito um cenario com diversas obras de artes em folha de papel pardo, cartolina, etc...

4ª etapa : 4 aulas 
Apresentação das histórias, cada grupo por ordem de sorteio, apresentará sua história, utilizando do equipamento de data-show, os personagens confeccionados e materiais que acharão necessário, como músicas, por exemplo. 

Produto Final:
Dramatização da História Infantil e a confecção dos personagens, que poderão ser utilizados em outras atividades pedagógicas.

Avaliação:
Após a apresentação, um outro grupo será sorteado para realizar a avaliação do grupo, de acordo com os seguintes critérios:
  • Participação do Grupo;
  • Apropriação das figuras;
  • Adequação das imagens;
  • Interpretação e criação;
  • Expressão das idéias;
Sendo avaliado pelos próprios alunos, além de instigá-los a pronunciar diante de cada critério, eles fazem uma análise de cada um diante do grupo, argumentando e confirmando a pontuação, e também levantam questões a partir das idéias de cada grupo, entorno de um geral da dramatização, mostrando que cada grupo possuía uma aspecto marcante em sua apresentação e que cada idéia diferenciada poderia ser uma sugestão para o próximo projeto a ser desenvolvido.